Planejar uma campanha eficiente de Dia dos Pais não é uma tarefa fácil. Exige muita sensibilidade, criatividade e bastante estratégia. Afinal de contas, é uma das datas que mexe com os laços familiares. Analisando por outro ângulo, é também uma ótima data para explorar o potencial de vendas da sua marca. Através de uma boa campanha, é possível gerar engajamento e aproximação com os consumidores.
Entretanto, para chegar a esses objetivos, é necessário explorar muito bem a data com técnicas eficazes e, atualmente, em especial nos canais digitais. Mas por onde começar uma campanha de Dia dos Pais atraente para conquistar os consumidores? Se você está se fazendo essa pergunta, fique tranquilo. A Fraspaper, através desse artigo, vai ajudar a abrir os seus horizontes criativos.
Ao longo do texto, vamos apresentar nove ideias para servir de inspiração e algumas campanhas que fizeram muito sucesso na data. Então continue a leitura e tenha insights valiosos para arrasar nas ações de Dia dos Pais e alavancar as vendas.
O surgimento do Dia dos Pais no Brasil
O Dia dos Pais é uma data que também comemora a união e o fortalecimento de laços familiares. Mas você sabe quando ela começou a ser comemorada no Brasil?
A primeira vez foi no ano de 1953, por iniciativa do publicitário Sylvio Bhering, então diretor do jornal O Globo. Na época, ele desejava criar uma data para homenagear os pais que fosse semelhante ao Dia das Mães e, de maneira simultânea, gerar mais oportunidades para o comércio.
De maneira inicial, o dia 16 de agosto foi escolhido para a comemoração, em homenagem a São Joaquim, que segundo o catolicismo é o pai de Maria. Mas em termos de adaptação e rotina comercial do Brasil, essa data não se mostrou interessante
Então, para alinhar melhor a data com o calendário festivo e facilitar a adesão popular e comercial, a celebração foi transferida para o segundo domingo de agosto. Essa mudança ajudou a criar um espaço próprio para o Dia dos Pais, distinto de outras datas comemorativas e feriados, permitindo uma identidade forte e própria.
Com o passar dos anos, o Dia dos Pais se consolidou e atualmente é um dos principais dias comemorativos, junto do Dia das Mães e o Natal
11 ideias de campanhas de Dia dos Pais.
Por ser uma das principais datas comemorativas, desenvolver uma boa campanha de Dia dos Pais exige muito planejamento, criatividade, empatia e compreensão do que realmente pode mexer com os consumidores.
Por isso, vamos ajudar você nesse desafio. Fizemos uma lista de onze ideias bem bacanas que podem despertar muita inspiração para a sua campanha. Confira!
1 – Conte histórias emocionantes
Se há algo capaz de conectar pessoas é a capacidade de contar histórias reais e emocionantes. Você pode colocar isso em prática nas sua campanha Produza vídeos ou posts nas redes sociais que destaquem histórias inspiradoras de pais e filhos. Utilize depoimentos verdadeiros e imagens autênticas para criar uma narrativa envolvente. A autenticidade dessas histórias pode gerar uma forte conexão emocional e promover um engajamento genuíno.
2 – Ofereça descontos e promoções
Promoções sempre são uma ótima maneira de atrair consumidores. E no Dia dos Pais, você também pode utilizar essa estratégia em sua campanha. Por exemplo, crie promoções “compre um, leve outro” em roupas masculinas, ferramentas, gadgets tecnológicos ou artigos esportivos. Use a segmentação de e-mails para alcançar clientes que já compraram itens semelhantes no passado, oferecendo ofertas exclusivas e personalizadas.
3 – Crie kits personalizados
Montar kits de presentes para os pais com vários produtos que combinem em uma oferta também é uma boa maneira de provocar engajamento.Por exemplo, você pode criar um kit de churrasco que inclua um avental personalizado, utensílios de churrasco e uma seleção de temperos. Ou quem sabe, um kit tecnológico que inclua um fone de ouvido de última geração, um suporte para celular e um carregador portátil. A personalização dos kits torna os presentes mais especiais e práticos.
4 – Lançamentos exclusivos
Aproveite a data para adotar a estratégia de lançar algum produto exclusivo ou com edição limitada que despertem o sentido de desejo do consumidor. Um exemplo é: alguma marca de relógios lançar uma edição especial com gravações personalizadas. Outra ideia é criar uma linha de produtos que só estará disponível durante o período do Dia dos Pais, gerando um senso de urgência.
5 – Campanhas de doação
Conectar a sua empresa a alguma causa é importante e agrega valor. Uma das ações que você pode fazer, é doar parte dos lucros das vendas do Dia dos Pais para instituições que apoiam projetos sociais condizentes com a sua marca. Essa abordagem não apenas melhora a imagem da marca, mas também incentiva os consumidores a fazerem compras conscientes e solidárias.
6 – Concursos e sorteios
Engaje seu público com concursos e sorteios criativos nas redes sociais. E para isso, há inúmeras ações que podem ser desenvolvidas. Uma ideia é criar um concurso de fotos onde os participantes compartilhem imagens de momentos especiais com seus pais, usando uma hashtag específica da campanha. Aos ganhador ou ganhadores, ofereça prêmios atrativos.
7 – Experiências memoráveis
Oferecer experiências inesquecíveis em vez de produtos é cativante. Um pacote de viagens temáticas, ingressos para eventos esportivos ou culturais e por aí vai. São experiências marcantes que criam lembranças e reforçam a conexão entre pai e filho.
8 – Campanhas de influenciadores
Colabore com influenciadores que compartilhem conteúdos sobre paternidade ou que sejam conhecidos por serem pais presentes e dedicados. Eles podem ajudar a promover seus produtos de maneira autêntica e alcançar um público mais amplo. Escolha influenciadores cujos valores e estilo de vida se alinhem com a mensagem da sua campanha.
9 – E-mails personalizados
Outra ação que pode agregar bastante em sua campanha é enviar e-mails personalizados, com base nas preferências de seus clientes. Para isso, use dados de comportamento de compra anteriores para sugerir produtos que possam interessar. Além disso, inclua descontos exclusivos e mensagens personalizadas para tornar a comunicação mais próxima e afetiva.
Essas ideias oferecem um leque de possibilidades para ajudar você a desenvolver uma campanha de Dia dos Pais de arrasar, para engajar o seu público e proporcionar conexões mais profundas.
Exemplos de campanhas de sucesso no Dia dos Pais
Para você ter mais insights, nada melhor do que também mostrar alguns exemplos de boas campanhas de Dia dos Pais feitas por grandes marcas. Aqui, selecionamos cinco que marcaram a celebração da data.
1 – O Boticário “Meu pai, meu pai herói” (2016)
Essa campanha do O Boticário se destacou pela autenticidade, abordagem sensível e emotiva. A empresa criou uma série de vídeos com histórias reais de pais que, de diversas maneiras, foram heróis na vida de seus filhos. Um dos vídeos mais memoráveis mostra um pai solteiro que enfrenta desafios diários para cuidar de seus filhos, ressaltando a força e a dedicação paternal.
2 – Renner “Com que roupa que eu vou?” (2017)
Desenvolvida com o objetivo de atingir diferentes estilos de pais, a Lojas Renner desenvolveu uma campanha inovadora. A ação apresentava sugestões de looks para pais com diferentes estilos e personalidades, desde o esportista até aquele mais executivo. Além das vitrines temáticas nas lojas físicas, a empresa investiu fortemente em marketing digital, criando vídeos e posts interativos nas redes sociais. A personalização e a identificação com os variados perfis de pais ajudaram a Renner a se conectar com um público amplo.
3 – Havaianas “Pai e filho combinam” (2018)
Juntar a união fraternal com o estilo. Essa foi a ideia da campanha da Havaianas nomeada de “Pai e filho combinam”. Nesse contexto, a marca desenvolveu uma linha exclusiva de sandálias que possibilitou que pais e filhos utilizassem modelos que combinassem. A campanha utilizou imagens e vídeos mostrando pais e filhos em situações cotidianas e divertidas, todos usando Havaianas combinando. A simplicidade e o charme da ideia engajaram o público, tornando a campanha um sucesso.
4 – Natura “Amor de pai” (2019)
A marca Natura, muito conhecida por suas campanhas com apelo social, desenvolveu a “Amor de Pai” com o foco exclusivo em produtos de cuidados pessoais masculinos. A campanha destacou a importância do autocuidado masculino, algo nem sempre associado aos homens, e fez isso com um toque emocional. Os vídeos mostravam pais recebendo produtos da linha Natura Homem e usando em momentos de relaxamento e cuidado pessoal, reforçando a ideia de que homens também merecem e precisam se cuidar.
5 – Jeep “Aventura em Família” (2014)
Foi com o objetivo de incentivar pais a viverem aventuras em família que a Jeep lançou a campanha “Aventura em Família”, promovendo seus veículos como sendo os companheiros perfeitos para essa jornada. A campanha utilizou imagens de famílias explorando trilhas, acampando e desfrutando da natureza, sempre com um Jeep ao lado. A abordagem visual e emocionalmente cativante ajudou a fortalecer a imagem da marca.
Apresentamos algumas campanhas que exemplificam como diferentes abordagens, desde histórias emocionantes e personalizadas até a promoção de experiências e inovação, podem ser eficazes em capturar a atenção e o coração do público durante o Dia dos Pais.
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As embalagens fazem parte das estratégias de marketing. Sendo assim, você perde muito entregando os produtos em embalagens ruins, de baixa qualidade, mesmo desenvolvendo boas campanhas. E datas comemorativas como o Dia dos Pais combinam com embalagens lindas e diferenciadas. A Fraspaper, empresa líder no setor de embalagens, desenvolve produtos totalmente personalizados, com design criativo e acabamento diferenciado no mercado.
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Além disso, usamos apenas materiais recicláveis, vindo de ações como o reflorestamento. Ou seja, a Fraspaper é uma organização amiga do meio-ambiente, preocupada com os recursos naturais para as gerações futuras.
Também usamos o método de impressão mais moderno encontrado hoje em dia, o CTP (Computer To Plate), que consiste na gravação na chapa de impressão a partir de um arquivo digital. Isso faz com que a imagem final tenha muito mais definição.
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