Se você está lançando um novo produto, serviço ou simplesmente tentando divulgar sua marca para o mundo, a propaganda de produtos pode ajudar a alcançar as pessoas certas.
A propaganda é importante para transmitir uma mensagem e atrair consumidores. É uma forma de promoção paga que divulga produtos ou serviços, com o objetivo de estimular as relações comerciais, atingir o público alvo da empresa e incentivá-lo a comprar. Além disso, é um passo crucial para fazer suas estratégias de marketing digital funcionarem.
Através dessa divulgação, você consegue aumentar a exposição da sua marca e pode alavancar rapidamente o seu negócio, desde a construção de sua base de clientes até o aumento do volume de vendas. Neste artigo, iremos apresentar tudo sobre a propaganda de produtos, dicas de como promover o seu negócio e as melhores estratégias para colocar em prática.
A importância da propaganda de produtos
A propaganda de produtos é essencial pois pode impulsionar o crescimento dos negócios. O objetivo da publicidade é informar ou influenciar os clientes a uma determinada tendência, na maioria das vezes associada ao produto ou serviço de uma marca.
Existem muitas formas de propaganda presentes no mercado atualmente, mas elas podem ser amplamente divididas em publicidade de massa e digital. Os métodos como os meios de impressão, panfletos, anúncios de televisão e rádio eram o foco da comunicação das empresas. Porém, com o avanço da tecnologia, a publicidade em mídia digital ganhou cada vez mais espaço nas estratégias de marketing.
A propaganda de produtos tornou-se um dos fatores mais importantes para determinar o sucesso ou o fracasso de um negócio. Os clientes recebem informações sobre novos produtos e serviços do mercado graças a esses anúncios e recebem esclarecimentos valiosos para ajudá-los a diferenciar a concorrência uma da outra.
Ademais, tem um papel importante no conceito de construção de marca. Quanto mais bem-sucedida for uma campanha publicitária, maior será o seu impacto nas mentes e corações do público.
Tipos de propaganda
Compreender os tipos de propagandas disponíveis ajudará você a tomar as decisões certas para o seu negócio. Algumas das formas de propagandas incluem:
Propaganda Informativa
A propaganda informativa tem o objetivo de informar o público alvo sobre algum produto e trazer o reconhecimento da marca.
Basicamente, as empresas anunciam as novidades ou mudanças de seus produtos ou serviços, a fim de informar seus consumidores em potencial para gerar mais negócios.
Propaganda Persuasiva
Não é suficiente apenas informar seu público alvo sobre a marca, você precisa persuadi-los a comprar. Esse tipo de propaganda trabalha a empatia e as emoções, com gatilhos mentais e elementos visuais para convencer o cliente.
Procure criar simpatia e convicção para chamar atenção das pessoas e levá-las a comprar.
Propaganda de Presença
A propaganda de presença tem como objetivo fixar a marca ou produto no pensamento dos clientes.
Através de anúncios, o intuito é fazer com que o produto esteja no dia a dia do consumidor, ou seja, a presença da propaganda na vida das pessoas irá se repetir, aumentar a lembrança da marca e assim, resolver comprar o produto.
8 dicas de como fazer propaganda de produto
Como você anuncia um produto para lançá-lo com sucesso no mercado? Quando se trata de promover um novo produto ou serviço, existem técnicas que ajudam a alavancar o seu negócio e aumentar o reconhecimento da sua marca.
Você pode ter o melhor produto do mundo, mas se ninguém ouviu falar dele, não será vendido. É por isso que você precisa saber se comunicar através de anúncios. Confira agora 8 estratégias para ajudar a promover o seu negócio e lançar seu produto com sucesso:
Conheça a sua persona
Uma persona é um personagem fictício do seu cliente ideal para utilizar os produtos ou serviços da sua empresa. Quando se cria uma persona, você começa a entender quem são eles e quais os motivos que os levaram a comprar seu produto.
Definir a persona do negócio é crucial para formular uma boa propaganda de produtos.
Ao desenvolver estratégias de marketing com uma personalidade de cliente, você consegue atender as necessidades de seus compradores e alinhar a sua organização, seja no marketing, nas vendas ou no serviço.
Defina os objetivos
Definir seus objetivos de propaganda é uma etapa fundamental de qualquer estratégia de campanha. Não importa o tamanho do seu negócio, você deve definir suas metas antes de começar a gastar dinheiro em publicidade.
Traçar detalhadamente os objetivos que você quer alcançar pode manter sua equipe no caminho certo, convencer as partes interessadas do potencial comercial do produto, atender as necessidades dos seus clientes e converter em vendas.
Defina o tom e a linguagem
Depois de saber com quem está falando, você precisa começar a pensar no tipo de linguagem que será utilizado durante a veiculação da propaganda.
Pense nas pessoas que você deseja alcançar ao promover seu produto e fale com eles da mesma forma que elas se comunicam.
Analise as concorrências
Conhecido como benchmarking, consiste em analisar a concorrência. Verifique as outras empresas que são semelhantes ao seu negócio e veja o que está funcionando e faltando no seu mercado.
Ficar de olho nos concorrentes não significa copiar, então tenha cuidado. Você precisa entender como os outros empreendedores estão comercializando, retirar informações relevantes e determinar a melhor estratégia para si mesmo.
Seja inovador
Depois de analisar sua concorrência, pense em maneiras de fornecer o que falta ao seu mercado através da inovação. É sempre bom fazer algo completamente novo e que ninguém nunca viu antes.
Tudo o que você precisa fazer é descobrir o que torna seu produto melhor do que os outros no mercado e mostrar isso ao seu público.
Escolha a mídia e o formato
Existem inúmeras mídias e formatos que você pode escolher para anunciar seu produto ou serviço, como:
- Banners online e físicos;
- Email marketing;
- Landing page;
- Publicidade em redes sociais;
- Vídeos de vendas;
- Comerciais de TV;
- Podcasts;
- Anúncios em revistas e jornais impressos.
O formato que você escolher depende do seu público. Descubra em quais meios de comunicação eles estão e defina uma estratégia de propaganda que se encaixe no seu orçamento.
Converse com os influenciadores digitais
No mercado digital, os influenciadores digitais podem ser ótimos aliados para ajudá-lo a comercializar um produto. Na prática, eles são pessoas que podem recomendar sua marca aos seus seguidores nas mídias sociais.
Escolha figuras em evidências que façam sentido no seu nicho para promover seu produto e gerar valor para a sua empresa.
Crie eventos
Os eventos são uma ótima maneira de promover o reconhecimento da marca e fazer algo positivo para os consumidores em seu mercado.
Seja presencial ou virtual, investir e organizar um evento pode ser uma boa ideia de se aproximar do seu público, apresentar as novidades e proporcionar uma experiência marcante.
Exemplos de propaganda de produtos de sucesso
Agora que sabemos o que é uma propaganda de produtos e sua importância, vamos conferir alguns exemplos de anúncios criativos de sucesso no mercado para você se inspirar.
Nescafé
A Nescafé utilizou a sua logo “N” virada de lado, formando a letra “Z”, conhecida mundialmente como símbolo universal do sono.
A ideia da propaganda fez bastante sucesso com o público, pois além de trazer entretenimento, o intuito era mostrar que o café tem o poder de acabar com o sono das pessoas.
Wi-fi do Mcdonalds
Com uma forma criativa de apresentar o seu produto e informar os clientes que as lojas da rede estariam disponibilizando Wi-fi gratuito, o Mcdonald ganhou um novo contexto.
“Assembly service” da Ikea
Através de ilusão de ótica e criatividade, a propaganda da Ikea foi ilustrada para mostrar aos consumidores como os produtos são montados e os riscos se não usarem os serviços de sua empresa.
Como a Fraspaper pode ajudar você?
Aprender a anunciar um novo produto não é fácil, especialmente se você é uma nova marca no mercado. Mas se pesquisar e planejar cuidadosamente seu lançamento, terá chances de impactar positivamente seu negócio e gerar lucro.
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