O marketing verde é uma prática que ganha cada vez mais destaque devido à crescente preocupação em adotar métodos mais sustentáveis.
Os consumidores de hoje estão mais informados e exigentes do que nunca sobre os produtos que compram. Isso certamente é verdade quando se trata de avaliar o impacto ambiental e as práticas sustentáveis das marcas que eles apoiam. É por isso que muitas das empresas mais valiosas e bem-sucedidas do mundo estão buscando iniciativas de marketing verde.
Este artigo ajudará você a entender melhor o que é marketing verde, mostrará dicas sobre como implementar em suas estratégias e lhe dará exemplos de marketing verde das principais marcas.
O que é marketing verde?
O marketing verde, também conhecido como ecomarketing, marketing ambiental, marketing ecológico ou marketing sustentável, é a prática de promover os produtos de uma empresa para demonstrar sua sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.
As empresas podem projetar embalagens sustentáveis, criar produtos que reduzam a pegada de carbono do consumidor ou usar procedimentos ecológicos durante o processo de distribuição.
É uma operação de vendas de uma empresa com o objetivo deliberado de evitar e reduzir a poluição ambiental no planejamento, coordenação, implementação e controle de todas as transações orientadas para o mercado.
Algumas empresas também usam o marketing verde quando fazem doações públicas para entidades sem fins lucrativos que têm iniciativas de sustentabilidade. O ecomarketing faz parte de um movimento social maior em direção a práticas comerciais mais sustentáveis e éticas em resposta aos rápidos desenvolvimentos nas mudanças climáticas.
Em comparação com as operações de marketing convencionais, o marketing verde leva em conta não apenas a orientação do cliente e do concorrente, mas também os princípios de tomada de decisão ecológicas e éticas. Portanto, o potencial de vendas de uma empresa aumenta como resultado do conhecimento ambiental consciencioso e honesto.
Quais as vantagens do marketing verde?
Com o marketing verde, as empresas têm uma excelente oportunidade de mudar nosso planeta para melhor e apoiar as pessoas que estão cientes da situação para ajudar o meio ambiente.
As empresas querem reduzir o impacto negativo dos resíduos de produtos em nosso meio ambiente, desenvolvendo produtos sustentáveis. Ficar verde permite que você ganhe a confiança e lealdade de seus clientes.
Podemos citar alguns dos benefícios do marketing verde na sua empresa:
- Ter um diferencial em relação aos concorrentes;
- Ganhar credibilidade e agregar valor à marca;
- Atender as exigências do mercado consumidor;
- Conquistar a simpatia da população;
- Atrair novos consumidores;
- Gerar mais lucro uma vez que o número de clientes aumentou;
- Chamar a atenção de acionistas conscientes;
- As práticas sustentáveis adotadas pela empresa irão ajudar a reduzir gastos e economizar em alguns aspectos.
Quando você prioriza a conscientização ambiental em seu negócio, verá um aumento nas vendas e na fidelidade do consumidor. As marcas verdes ganham mais dinheiro a longo prazo e constroem uma reputação de confiabilidade.
Princípios do marketing verde
Para estar de acordo com o marketing ambiental, o empreendimento deve ser:
- ecologicamente correto;
- economicamente viável;
- socialmente justo;
- culturalmente aceito.
Quando uma empresa aposta nestes princípios consegue ter um negócio sustentável, consciente e responsável, além de promover uma imagem positiva junto dos consumidores para ganhar vantagem competitiva no mercado. Outros aspectos importantes que a empresa deve colocar em prática são algumas letrinhas, como:
- Os 3 Rs: Reduzir, reutilizar e reciclar.
- E os 4 Ss: Segurança, Sustentabilidade; Satisfação do Consumidor e Aceitação Social (Social acceptance).
O que é greenwashing?
Greenwashing pode ser traduzido como “lavagem verde”. É o processo de transmitir uma impressão falsa ou informações mentirosas sobre como os produtos de uma empresa são ambientalmente corretos.
A lavagem verde envolve fazer uma alegação infundada para enganar os consumidores a acreditar que os produtos de uma empresa são ecologicamente adequados ou têm um impacto ambiental positivo maior do que realmente fazem.
Além disso, o greenwashing pode ocorrer quando uma empresa tenta enfatizar aspectos sustentáveis de um produto para ofuscar o envolvimento da empresa em práticas prejudiciais ao meio ambiente.
Realizado através do uso de imagens ambientais, rótulos enganosos e ocultação de compensações, o greenwashing significa usar esclarecimentos falsos para ocultar intencionalmente irregularidades, erros ou uma situação desagradavel na tentativa de fazê-lo parecer menos ruim do que é.
Se você planeja construir uma marca sustentável e praticar marketing verde em seu negócio, certifique-se de que as alegações que você está fazendo sobre os produtos sejam claras e factuais.
Dicas para implementar o marketing verde na sua empresa
Existem várias dicas para implementar o marketing verde na sua empresa e tornar o seu negócio mais sustentável e ecológico. Veja aqui, algumas ações que pode realizar na sua empresa:
- Invista em reciclagem e reaproveitamento de materiais;
- Economize água e energia;
- Evite utilizar produtos poluentes;
- Separe e descarte o lixo corretamente;
- Invista em fontes de energias alternativas;
- Evite o uso de materiais não-biodegradáveis;
- Aumente a durabilidade de seus produtos;
- Seja uma empresa cruelty free, ou seja, sem testes em animais;
- Apoie e crie projetos sociais.
Empresas que tiveram sucesso com o Marketing Verde
Aqui estão alguns exemplos de marcas socialmente responsáveis que utilizam marketing verde para apoiar um sistema de produção sustentável:
Natura
A Natura desde 2007 é referência no Brasil em sustentabilidade. A partir dessa época, adotou a prática de ser carbono neutro, diminuindo, controlando e neutralizando todas as suas emissões de carbono.
Além disso, aboliu a utilização de testagem em animais na sua linha de produtos, promoveu a utilização de sachês e a reutilização dos frascos para reduzir o consumo de plástico.
Essa grande empresa de cosméticos é um dos melhores exemplos de marketing verde, porque o adota basicamente desde que foi fundada.
Microsoft
A Microsoft foi eleita a empresa mais sustentável do mundo pela ONG Just Capital, devido ao seu compromisso com a sustentabilidade.
Além de criar um sistema de inteligência artificial para combater o aquecimento global, já desenvolveu serviços menos poluentes e efetuou a maior compra de energia solar dos Estados Unidos.
Toyota
No ano 2000, a marca japonesa Toyota, uma das maiores empresas fabricantes de automóveis do mundo, lançou o modelo de carro “Prius” que, desde então, se tornou o veículo híbrido mais vendido nos Estados Unidos.
A Toyota desde o lançamento tem feito grandes esforços econômicos em campanhas publicitárias que se destacam com o marketing verde pela fabricação de um carro completo, já que reduziu quase a metade da poluição por ser híbrido.
Walmart
Há alguns anos, o Walmart tinha o propósito de reduzir o consumo de sacolas plásticas. A varejista aderiu à campanha “Saco é um Saco”, do Ministério do Meio Ambiente, e dava desconto aos clientes que não utilizavam essas sacolas.
Com o passar do tempo, a empresa tornou- se muito conhecida pelas suas estratégias de marketing verde.
Papelão: a escolha mais verde e sustentável
Ao contrário dos plásticos, que podem levar séculos para se decompor, o papelão é biodegradável e pode ser reciclado várias vezes sem perder sua integridade estrutural. Isso não apenas reduz significativamente o impacto ambiental, mas também apoia um ciclo de vida mais sustentável.
Assista abaixo o nosso vídeo:
Como a Fraspaper pode ajudar você?
Incorporar embalagens sustentáveis é uma forma das empresas demonstrarem seu compromisso com a sustentabilidade. Sendo assim, a Fraspaper pode ajudar você.
Aqui na Fraspaper, nós trazemos as melhores soluções em embalagens sustentáveis, personalizadas e inovadoras para o seu negócio, a fim de superar expectativas e melhorar os resultados dos nossos clientes.
Entre em contato conosco, conheça os nossos produtos e utilize a estratégia de marketing verde.