Caixas para envios no Correios podem ser utilizadas para embalar presente, materiais promocionais, algum produto adquirido através do comércio eletrônico e por aí vai. Apesar de serem bastante conhecidas, as caixas de envios começaram a se popularizar no início dos anos 2000 por conta das caixas de clubes de assinaturas.
Essas caixas que, além de serem duráveis e promoverem a proteção necessária aos produtos, são personalizadas e fáceis de montar. Em outras palavras, fazem parte da identidade da marca e colaboram com a fidelidade dos clientes. Tanto que ,atualmente, esse tipo de caixa é dominante nos e-commerces.
Segundo pesquisa realizada pela empresa de análise de dados, Clutch, cerca de 54% dos compradores online no mundo são membros de algum clube de assinaturas.
E com relação às vendas online, a empresa Neotrust divulgou que, no segundo trimestre de 2022, as aquisições por e-commerce no Brasil tiveram um aumento de 4,3% com relação ao mesmo período do ano passado. Isso representa 89,6 milhões de vendas online.
Números que comprovam a importância de dar a devida atenção às caixas para envio nos Correios e, assim, se destacar perante a concorrência em um mercado tão acirrado.
Através desse conteúdo, vamos mostrar um guia com as coisas mais relevantes que você precisa saber no momento de montar uma caixa para envio de qualidade e encantar seus clientes de início. Continue a leitura e saiba mais!
Sua marca mais forte em uma caixa para envio nos Correios
Não faz tanto tempo que os clientes e as organizações não davam muita importância para as caixas de correios. Aliás, muitas vezes, esses materiais eram completamente desvalorizados, importando apenas o produto que estava dentro delas.
No entanto, com o desenvolvimento da internet e, consequentemente das compras online, esse pensamento mudou de uns anos para cá. Hoje em dia, as empresas que ignoram as caixas, estão ficando para trás e deixando passar uma estratégia de marketing bastante eficiente e que gera lucros.
Os clientes atuais não possuem as mesmas ideias de antigamente. Eles não esperam apenas encontrar o item pedido, mas curtirem a experiência por completo. Isso inclui se surpreenderem com a caixa da entrega.
Empresas de todos os segmentos e dimensões utilizam caixas de correio, pois elas oferecem muitas possibilidades. Você pode personalizar a caixa com um design único para valorizar a identidade de sua marca e usar as cores e logotipo de sua empresa.
Portanto, uma boa apresentação da caixa contribui para que você ganhe notoriedade.
O que considerar nas caixas de correio?
Depois de entender que as caixas de correio são importantes para conectar os clientes e fortalecer sua marca, você precisa saber quais fatores considerar na hora de comprar as caixas de correio.
O tipo de papel
Por terem como finalidade básica transportar produtos e materiais, as caixas precisam ser resistentes e ter boa durabilidade. É por isso que geralmente são feitas com materiais no formato ondulado. Portanto, é essencial analisar bem , antes de escolher o tipo de papel para os seus produtos. Veja algumas opções e suas características.
- Papelão 100% Reciclado, Testliner ou Kraft: Trata-se daquele papelão marrom no qual estamos acostumados a ver. É uma opção acessível e traz uma aparência mais rústica e natural. Não destaca a arte da embalagem de forma satisfatória.
- Papelão ondulado com capa branca não revestida: Esse estilo de papel, por ser branco, destaca mais os gráficos.
- Papelão ondulado acoplado ao papel cartão revestido (Duplex): Com superfície mais lisa e apresentando um brilho diferenciado para receber impressão em alta definição (impressoras offset), esse tipo de papel é mais caro, mas se sua marca puder arcar com os custos é a melhor escolha.
Lembrando que as caixas de papelão também possuem espessuras diferentes. Portanto, pense bem no produto que está enviando. Se é leve, pesado ou frágil.
Fechamentos
Diferente das caixas comuns, fechadas com fita adesiva, as caixas de correspondência possuem mecanismos de travamento. Elas precisam ser fechadas de forma que dê total segurança ao produto. Algumas vem até com abas protetoras para afastar a sujeira, o que também dá uma sensação de segurança maior.
Qualidade da impressão
Para que sua caixa cause uma impressão positiva no cliente, é necessário que todo o material seja de qualidade. Isso significa que os textos gráficos e as fotos estejam extremamente nítidos. Imagens desfocadas, sem ser proposital, acabam passando uma sensação de desleixo e deixam o cliente confuso.
Mas a qualidade dos gráficos passa pelo processo de impressão escolhido por você, pois existem muitos e alguns fatores básicos que precisam ser considerados: seu orçamento, a qualidade que você está procurando e se está utilizando a caixa para varejo ou embalagem.
Acabamentos
Se você quiser tornar sua caixa ainda mais atraente e elevar o nível do design da embalagem, dê atenção aos acabamentos. Considere toques finais e até mesmo algum tipo de revestimento. Esses toques podem dar uma aparência mais sofisticada a sua caixa. Escolha entre Verniz UV localizado, Hotstamping, Plastificação, Laminação BOPP, dentre outros acabamentos para tornar a sua embalagem especial.
Proteja bem os produtos da caixa
Nos tópicos anteriores abordamos alguns pontos importantes que não podem ser deixados de lado de maneira alguma. Agora, vamos olhar para o interior da caixa e entender o que precisa ser feito para agregar qualidade e, por consequência, credibilidade para a sua marca.
É necessário proteger bem o item que está sendo enviado. Alguns produtos podem se encaixar perfeitamente no espaço interno de sua caixa, mas outros nem tanto. E para esses itens será necessário colocar um preenchimento para amortecer o produto, com o intuito de não deixar ele balançando durante o deslocamento.
Algumas das opções de preenchimento são:
- Papel de embalagem;
- Papel enrugado;
- Lenço de papel;
- Inserções de papelão;
- Almofadas de espuma;
- Almofadas de ar
Para fixar melhor o produto dentro da caixa e gerar mais segurança ao produto, você também pode envolver o item com plástico bolha. Essa é uma ótima opção, principalmente para mercadorias frágeis, como vidros, eletrônicos, perfumes entre outros. Envolva o produto com o plástico e depois fixe com fita adesiva.
Além de proteger os seus produtos, você pode colocar alguns brindes e perfumar sua caixa com um aroma próprio para sua loja, para que os clientes tenham experiências diferenciadas e personalizadas. Essa ação proporciona mais engajamento e aumenta as chances de fidelização.
Sendo assim, não desperdice a chance de fazer com que o seu cliente se sinta importante e especial. Isso pode ser feito através de um pequeno cartão personalizado, cupons de desconto ou amostras grátis de outros produtos.
Tamanhos das caixas para envio dos Correios
De nada adianta produzir caixas de qualidade, com design atraente, se você não souber algumas regras dos Correios que devem ser seguidas. E uma delas é com relação às dimensões das caixas. Confira as medidas que são aceitas pelos Correios.
Caixas e pacotes:
- Altura: 1 cm – 100 cm
- Comprimento: 15 cm – 100 cm
- Largura: 10 cm – 100 cm
- A soma das dimensões (Altura + Comprimento + Largura) tem que estar entre: 25 cm – 200 cm
Envelope:
- Comprimento: 16 cm – 60 cm
- Largura: 11 cm – 60 cm
- A soma das dimensões (Comprimento + Largura) tem que estar entre: 27 cm – 120 cm
Rolo:
- Comprimento: 18 cm – 100 cm
- Largura: 5 cm – 91 cm
- A soma das dimensões (Comprimento + 2 x Largura) tem que estar entre: 28 cm – 200 cm
Existem empresas com contrato com os Correios. Para elas, é cobrada uma taxa de R$ 79,00 caso a soma das dimensões do pacote (altura, largura ou comprimento) ultrapasse os 100 cm.
Caso você não tenha contrato com a estatal, não é possível fazer envios excedendo este limite.
Para pacotes com formato cilíndrico, esférico ou outro que não possibilite o processamento na esteira, há uma taxa de R$ 20 por conta do manuseio especial.
Peso
O peso mínimo aceito pela estatal é de 300 g. O máximo é de 30 kg. Todavia, cada tipo de serviço de entrega tem seus limites. A exceção é o mini Pac, cujo limite máximo de peso é de 300 g.
No SEDEX normal, nada muda. O limite é de 30 kg. Já nas outras modalidades, SEDEX Hoje, SEDEX 10 e SEDEX 12, o limite é de 10kg.
No PAC, o limite continua de 30 kg na remessa individual para fora do seu estado. Na remessa individual dentro do seu estado e entre localidade previstas em contrato, o limite é de 50 kg.
A Fraspaper pode ajudar você
A Fraspaper é uma empresa consolidada no mercado que fabrica caixas nas dimensões e espessuras que atendam às necessidades de cada cliente. Além disso, desenvolvemos embalagens totalmente recicláveis e em papel cartão, duplex,triplex ou micro-ondulado.
Atendemos inúmeras empresas de todos os portes e dos mais variados segmentos da economia. Nossas embalagens impressas são ótimas para quem busca soluções mais criativas. Nossas embalagens proporcionam uma experiência diferenciada aos clientes.
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