FRETE GRÁTIS para São Paulo no mês de abril

Cartonagem: o que é e 5 dicas para começar

O artesanato muitas vezes começa como um hobby despretensioso para as pessoas. Uma atividade de lazer para passar o tempo. Porém, à medida que a habilidade vai aumentando, muitas delas conseguem transformar esse divertimento em profissão. Um exemplo disso é a cartonagem.

E sabe do melhor? A cartonagem é um mercado ainda pouco explorado no Brasil, sendo extremamente promissor para aquelas pessoas que buscam novas fontes de renda e é plenamente possível trabalhar de casa.

Pensando nisso, a Fraspaper preparou este material sobre o mundo da cartonagem e separou 5 dicas para você. Acompanhe a leitura!

O que é cartonagem?

A cartonagem é uma técnica de artesanato focada na criação de peças, caixas, acessórios, objetos e até mesmo mobiliário utilizando apenas papelão, tecido e cola. 

É uma técnica muito antiga, não se sabe ao certo quando tudo começou, mas podemos relacioná-la inclusive com as práticas funerárias e a mumificação no Egito Antigo, milhares de anos atrás. 

Outra versão afirma que a cartonagem como artesanato surgiu na França, onde artesãos adotaram a técnica para criação de caixas de papel

Qual é o material necessário para a cartonagem

Kit de materiais para cartonagem

Existe uma gama imensa de materiais que podem ser usados para a cartonagem. Estes são os principais:

  • papelão cinza ou pardo;
  • papel craft ou sulfite para auxiliar na montagem;
  • tecidos 100% algodão;
  • cola branca do tipo PVA;
  • estilete;
  • réguas para cartonagem;
  • pincel para espalhar a cola;
  • tesoura;
  • espátula;
  • fitas dupla face e crepe para auxílio na colagem;
  • lápis;
  • dobradeira de encadernação;
  • furador de papel.

À medida que você for se especializando, com certeza esta lista de materiais vai aumentar e muito.

5 dicas para se para começar bem na cartonagem

Exemplo de cartonagem

Vamos falar agora sobre algumas dicas que você precisa saber para começar a trabalhar com cartonagem. Vamos a elas.

1. Materiais de qualidade

Falamos acima sobre a lista de materiais, mas mais do que isso, para começar com o pé direito, é preciso que ele seja de qualidade. Imagina o cliente receber o produto da cartonagem e o material ser de péssima qualidade, como ficaria a sua reputação? Será que esse consumidor voltaria para uma nova compra?

Isso é fundamental caso você queira levar a cartonagem a sério, como profissão ou pelo menos como complemento de renda. Tecido e papel de qualidade, colas e fitas boas. Dê prioridade a isso!

Exemplo de cartonagem

2. Estude bastante

Toda e qualquer profissão necessita de estudo, inclusive o artesanato e a cartonagem. Invista nisso. Procure cursos e tutoriais na internet. Se é pra começar um novo negócio, vamos planejar direito, não é mesmo?

Estude bastante sobre as técnicas de cartonagem, existem diversas delas e quanto mais você aprender, melhor será o seu produto final.

Exemplo de cartonagem

3. Preste atenção nos tecidos

Os tecidos são a parte mais importante da cartonagem. É ele que ficará à mostra nos seus produtos. Tenha criatividade na hora de pesquisá-los, são milhares de opções que podem transformar o seu produto em uma mercadoria de extrema qualidade. 

Pelo outro lado também vale ficar atento, pois utilizar um tecido de qualidade ruim pode estragar a sua peça. Portanto pesquise variações de cores e texturas, mas sempre priorize aqueles tecidos com boa durabilidade.

Exemplo de cartonagem

4. Mostre seu trabalho para o mundo

De nada adianta você criar ótimas peças se ninguém consegue ver elas. Hoje em dia quem não está na internet, não é visto. Não precisa criar diversas contas em redes sociais ou criar sites muito complexos, mas tenha presença.

O Instagram é uma rede social muito visual, é ideal para você divulgar as peças e realizar as vendas por ela mesma. Estar no Whatsapp também é uma boa, mas é preciso dedicar tempo ao atendimento ao cliente, lembre-se disso.

Ter um site próprio também é uma ótima ideia, mas é preciso divulgá-lo nas redes sociais para chamar a atenção dos clientes.

Exemplo de cartonagem

5. Proteja sua mercadoria

Você conseguiu criar peças maravilhosas e as pessoas estão loucas para comprar, mas muitas delas não moram na sua cidade e você precisa enviar a mercadoria pelos Correios.

A cartonagem, dependendo do capricho da fabricação, pode ser resistente, mas nunca é bom pagar para ver, não é mesmo? 

As estradas brasileiras não são muito bem cuidadas, o que pode fazer com que as encomendas dentro dos veículos não estejam tão seguras. Já os aviões sofrem com turbulência podendo mover as encomendas dentro dos bagageiros.

Portanto proteja suas mercadorias com as embalagens da Fraspaper. Elas são seguras e firmes. Aprenda neste artigo como embalar direitinho uma encomenda para os Correios.

Exemplo de cartonagem

Como a Fraspaper pode te ajudar? 

A Fraspaper fabrica caixas impressas personalizadas 100% recicláveis e produzidas nas dimensões, formatos, espessuras e resistência que atendem as necessidades de cada cliente. Desenvolvemos embalagens individuais em papel cartão duplex, triplex e micro-ondulado em acordo com as normas de sustentabilidade ambiental.

Trabalhamos com os mais variados setores da economia, como calçados, autopeças, alimentícios, medicamentos, brinquedos, eletrônicos, entre outros. Nossas embalagens impressas são ótimas opções para empresas que buscam por embalagens criativas. Nossos produtos trazem novas experiências para seus clientes.

Nossa fabricação conta com diversos tipos e modelos de embalagens com ou sem acabamento diferenciado. Caixas com corte e vinco personalizados com ou sem impressão. Entre em contato conosco!

BLOG FRASPAPER

Atendimento por WhatsApp

Deixei seus dados abaixo e o nosso consultor entrará em contato com você.