As embalagens são peças chave para sua marca se diferenciar no mercado, que se mostra cada vez mais acirrado, e levar soluções criativas aos clientes. Por isso, é fundamental fazer uma análise criteriosa antes de escolher o fornecedor de embalagem.
Além de saber sobre a credibilidade da distribuidora, é preciso levar em consideração muitas mais coisas antes de bater o martelo sobre qual empresa irá fornecer o serviço para você. Mas quais pontos são esses?
Para sanar essa dúvida, é que neste conteúdo vamos mostrar para você quais fatores devem ser considerados no momento de fazer a escolha por algum fornecedor de embalagem. Siga a leitura e confira as dicas da Fraspaper para não errar!
Como escolher um bom fornecedor de embalagens?
Ter uma empresa fabricante ou distribuidora de embalagens que esteja alinhada com suas ideias é ideal para que suas estratégias possam prosperar. Mas antes de decidir qual companhia irá fornecer esse trabalho a sua marca, é fundamental que alguns requisitos sejam considerados. Veja a seguir alguns dos principais pontos de análise que separamos.
Veja o portfólio do fornecedor de embalagem
Pedir o portfólio do fornecedor de embalagens é o primeiro passo, pois você precisa conhecer o trabalho dela. Isso possibilita ver as opções que a companhia pode oferecer, além de tornar mais fácil a sua busca conforme os objetivos e identidade de sua marca.
Vá atrás de referências
Outro ponto muito importante é pedir referências. Entre em contato com empresas que já trabalharam com a distribuidora para ter uma análise do serviço em vários aspectos.
As grandes fornecedoras possuem mais tempo de mercado, portanto é natural que tenham mais clientes. No entanto, nunca desconsidere as companhias mais novas.
Visite o espaço do fornecedor de embalagens
Durante a negociação para a prestação de serviço, é norma que o fornecedor ressalta a qualidade de seus produtos. Por isso, é bom considerar fazer uma visita no espaço físico do seu novo parceiro, aquele que vai cuidar da sua embalagem..
Assim você terá a certeza sobre a estrutura da empresa. Se ela realmente possui tecnologia suficiente para apresentar a qualidade prometida, além de outros aspectos como organização e higiene adequadas.
Analise o tipo de embalagem que o fornecedor produz
Partindo do princípio de que a embalagem é um dos fatores que influenciam as pessoas na tomada de decisão da compra, elas devem acrescentar na qualidade do produto.
Sendo assim, verifique se o estilo de embalagem produzido pelo fornecedor se adequa a sua marca e supre as necessidades de seus produtos. Caso contrário, a embalagem terá o efeito contrário, ou seja, prejudicará suas vendas. Isso envolve estilo e tipos de papel que podem ser utilizados.
Faça a personalização de embalagens conforme o perfil de cada cliente
A embalagem também faz parte de toda a experiência de compra do consumidor. Sendo assim, a personalização é interessante, pois fica adequada a cada perfil de cliente.
Ou seja, aqueles produtos direcionados para um público classificado como premium, merecem embalagens diferenciadas, atendendo as expectativas. Do mesmo modo que embalagens de outros tipos de produtos, como por exemplo, aqueles promocionais. Essa estratégia faz com que o cliente se sinta importante e ajuda na fidelização.
Veja o nível de flexibilidade do fornecedor de embalagens
Antes de contratar um fornecedor de embalagens, é bom analisar a capacidade de negociação da companhia e a flexibilidade com relação a eventuais mudanças nas demandas e prazos.
Esse entendimento será muito importante para que sua produção não seja afetada, caso determinadas situações aconteçam, como o aumento de demanda.
Avalie o custo- benefício
Não cometa o erro do barato que sai caro. Faça uma análise crítica de qualidade. Veja se material que é utilizado pelo fornecedor atende às suas expectativas, junto com as necessidades do seu negócio. Antes de liberar a produção, peça amostras para conhecer as dimensões, estrutura e qualidade de impressão e acabamento.
Por outro lado, os valores gastos com o fornecedor não podem prejudicar seu orçamento, causando prejuízo ou limitando demais os lucros. Encontre um equilíbrio.
Sempre tenha um plano B
Não dependa apenas de um fornecedor. Sempre tenha uma lista com , pelo menos, o contato de mais uma fábrica ou distribuidora. E isso não vale apenas para o segmento de embalagens do negócio, mas para todos. E se por acaso o seu produto tiver especificações, tenha na lista fornecedores que possam atender essa demanda.
Se você seguir essas dicas do que analisar para escolher um fornecedor de embalagem, pode ter certeza que as chances de erro diminuem.
Por que o investimento em embalagens é importante?
Já se foi o tempo em que as pessoas não ligavam para a qualidade e estilo das embalagens. Hoje em dia, elas são fundamentais na estratégia de marketing das marcas e na decisão de compra dos clientes.
Segundo a pesquisa realizada pela organização global sem fins lucrativos, a Two Sides, as embalagens possuem relevância durante a jornada de compra. Os dados apontam que em 99% dos casos as embalagens influenciam na tomada de decisão. E desse montante, 41% das pessoas afirmam que essa influência é algo frequente.
Portanto, é por meio das embalagens, muitas vezes, que você mostra os diferenciais de sua marca, como valores e identidade. E isso ajuda no processo de relação com os clientes, engajamento e fidelização. Também é um incentivo para que o consumidor volte a consumir seus produtos.
O efeito das embalagens personalizadas
A cada ano, as embalagens personalizadas estão ganhando mais espaço nas estratégias de vendas. E isso não é por acaso. Conforme os dados da pesquisa feita pela Dotcom Distribution, apontam que cerca de 40% dos consumidores estão mais inclinados a comprar de marcas que tenham embalagens diferenciadas ou personalizadas.
Entre as vantagens de trabalhar com embalagens personalizadas, podemos citar:
- Destaca sua marca em meio a tanta concorrência
- Cresce a possibilidade de sua marca ser mais lembrada pelos consumidores
- Clientes podem indicar sua marca para outras pessoas
- Mais avaliações positivas no site ou em suas redes sociais, o que gera mais confiança para aqueles que ainda não adquiriram seus produtos
Sendo assim, podemos dizer que as ações e investimentos em embalagens ajudam muito as marcas a se manterem competitivas no mercado.
Conte com a Fraspaper
Tanto faz, não importa para qual produto você precisa de embalagens. O principal, como você pôde ver no decorrer deste conteúdo, é encontrar um fornecedor de embalagem que tenha credibilidade e ofereça um serviço de qualidade, de acordo com suas exigências.
A Fraspaper é referência no mercado, fabricando caixas e embalagens criativas , nas dimensões e estrutura conforme a necessidade do cliente. Nossas embalagens são totalmente recicláveis e em papel cartão, duplex, triplex e/ou micro-ondulado.
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